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Contratar empresa terceirizada: 03 itens que não podem faltar na proposta

O preço no final de uma proposta não é tudo ao contratar empresa terceirizada de serviços. Fique atento a esses 03 itens indispensáveis!

Se você está buscando por limpeza terceirizada ou portaria com segurança terceirizada, já deve ter percebido que o preço é o fator de maior competição nesse mercado. Inclusive, até mesmo na sua pesquisa por contratar empresa terceirizada de serviços em SP, pode ser que o preço seja o principal motivo dessa busca, pois o condomínio ou a organização na qual você trabalha está buscando reduzir custos. 

Essa prática é bem comum no mercado de serviços terceirizados e acaba levando os clientes a priorizarem a informação do preço acima de qualquer outra. Assim que recebe a proposta da empresa terceirizada, então, bate-se o olho no preço presente no final do arquivo e decide-se pela mais em conta. Porém, será que essa conduta funciona, depois, quando o trabalho está sendo executado?

É fundamental que você saiba e entenda, nos detalhes, o que está por trás desse preço “final” apresentado na proposta da empresa terceirizada. Às vezes, ele pode ser o mais acessível, mas será que contempla tudo que é necessário, como, por exemplo:

  • Todos os horários de funcionamento que você precisa no seu condomínio ou empresa?
  • A disponibilidade de pessoas em caso de faltas?
  • Os encargos trabalhistas dos funcionários?

Para te ajudar a entender melhor esses pontos, trouxemos 03 itens que não podem faltar na proposta ao contratar empresa terceirizada de serviços. 

Se você quiser encurtar a conversa e falar diretamente com a nossa equipe sobre uma proposta que tem em mãos, é só nos chamar pelo WhatsApp. Será um prazer entender a sua realidade e lhe ajudar de imediato.

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01. O escopo de execução dos serviços terceirizados

O fato de você estar contratando limpeza terceirizada ou portaria com segurança terceirizada é um item que, obviamente, estará na proposta do fornecedor que você está cotando, mas essa descrição não é tudo. O detalhamento do escopo da execução desses serviços não pode ser apresentado depois, quando você já estiver assinando um contrato ou, ainda mais grave, quando o serviço já estiver sendo executado.

E, perceba, falamos do escopo de “execução”, ou seja, o detalhamento de como os serviços contratados serão colocados em prática. Nesse sentido, recomendamos que, ao contratar empresa terceirizada, você detalhe os serviços da seguinte forma com o seu fornecedor potencial:

  • Quantos funcionários serão disponibilizados?;
  • Qual é a escala de trabalho desses funcionários?;
  • Em quais dias e horários você precisa de cobertura?;
  • A escala dos funcionários cobre exatamente esses dias e horários?;
  • E no caso de faltas ou ausências repentinas, como a empresa providencia a substituição de pessoas?

Acredite, esse detalhamento, já registrado formalmente na proposta, faz toda a diferença para que o condomínio ou empresa não fique apenas com a promessa de “mandamos todos os funcionários de que vocês precisarem”. Além disso, isso te ajuda a entender se a composição do preço está justa e faz sentido, frente ao que está sendo oferecido. 

Aqui na De Luca, por exemplo, nós nos comprometemos com a substituição de pessoas em até 2 horas no máximo, um diferencial essencial para que nenhum posto de trabalho fique descoberto durante todo um período.

contratar empresa terceirizada de limpeza

02. O detalhamento dos custos, sobretudo os de pessoal 

Se o seu fornecedor potencial não te apresentou, junto com a proposta, uma planilha de custos aberta e detalhada, então pode ser que você precise de uma nova conversa com ele para detalhar o que compõe, de fato, o preço proposto. Essa recomendação vale, sobretudo, para os custos atrelados a pessoas. 

Essa verificação é importante porque, sendo a empresa terceirizada idônea e responsável com os encargos trabalhistas, certamente no preço sugerido estarão contidos os custos com a mão-de-obra. E esses custos devem abranger todas as obrigações possíveis, como:

  • Pagamento do FGTS;
  • Pagamento do INSS;
  • Adicionais obrigatórios, como o de insalubridade ou o noturno;
  • Benefícios concedidos, para transporte, alimentação e outros;
  • Pagamento de eventuais horas extras e outros detalhes mais.

Ao contratar empresa terceirizada de serviços, o seu condomínio ou organização se torna corresponsável pelas pessoas que estão trabalhando no seu espaço, ainda que elas tenham sido admitidas por meio de um terceiro. Sendo assim, na hipótese de qualquer problema trabalhista ou impasse legal, a sua administração também estará envolvida nesse trâmite. 

Portanto, não se engane, o detalhamento dos custos de pessoal devem ser apresentados nos detalhes, o máximo possível.

contratar empresa terceirizada de portaria

03. O atendimento legal das normas do setor

Por fim, e não menos importante, é crucial que a empresa terceirizada de serviços lhe apresente toda a documentação legal necessária para comprovar que não possui problemas na justiça em nenhum aspecto. Nesse caso, recomendamos que você peça, pelo menos, os documentos a seguir:

  • Certidão Negativa da Receita Federal;
  • Certidão Negativa do FGTS;
  • Certidão Negativa Municipal;
  • Certidão Negativa Estadual;
  • Certidão Negativa de débitos trabalhista;
  • Certidão Negativa de Falência e Concordata;
  • Atestado de capacidade financeira;
  • Cartão CNPJ e Contrato social.

Parece muita coisa, mas note que são formas de atestar que a empresa terceirizada responsável pelas pessoas que foram colocadas dentro do seu condomínio ou organização está, de fato, em dia com o que manda a legislação. 

Além disso, exija também que a empresa terceirizada especifique de qual sindicato os funcionários fazem parte e data do seu dissídio coletivo, pois essa informação afeta diretamente as pessoas que trabalham no seu condomínio.

Veja também que essa informação difere do setor do qual os funcionários fazem parte, como o de limpeza terceirizada e o de portaria com segurança, que possuem regulamentações específicas e distintas entre si.

E você, já pediu todos esses itens ao fazer uma cotação com uma empresa terceirizada de serviços? Seja para limpeza terceirizada ou portaria com segurança, qual desses itens te deixou em dúvida ou te chamou atenção?

Conte para a gente pelo WhatsApp, nós podemos te auxiliar com essas dúvidas e te ajudar ao contratar empresa terceirizada de serviços em SP e região.

Ou, se preferir, continue no nosso site lendo um check-list completo do que você precisa saber ao contratar uma empresa terceirizada.