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Empresa de portaria: 03 questões de segurança para se atentar

Antes de contratar uma empresa de portaria com segurança, fique por dentro de 03 questões que impactam nessa contratação.

A contratação de uma empresa de portaria com segurança tem se mostrado mais vantajosa para condomínios e organizações que precisam de um controle mais profissional da entrada e saída de pessoas.

Apesar dos avanços trazidos por soluções tecnológicas, como a portaria digital, os condomínios ou empresas que optam por contratar portaria terceirizada ganham não só com a vantagem de não precisar administrar, de maneira interna, os funcionários que trabalham neste posto, mas também a vantagem de poder contar com a estrutura de uma empresa de portaria que tem condições de ajudar o cliente em situações de imprevisto e questões burocráticas.

Mais do que isso, a empresa de portaria com segurança contratada possui processos de treinamento e qualificação de pessoas, que são fundamentais para a boa execução do serviço de portaria terceirizada, algo que uma administração interna nem sempre pode garantir, haja vista o seu escopo de atuação, que tende a ser abrangente, e a pouca disponibilidade de pessoas para vistoriar, acompanhar e revisar o trabalho executado.

Neste post, falaremos mais sobre essas vantagens da empresa de portaria com segurança, além de mencionarmos 3 aspectos importantes dos quais você precisa estar ciente antes de contratar uma portaria terceirizada. 

E se você precisa de uma venda mais consultiva, para poder esclarecer dúvidas específicas sobre a portaria terceirizada do seu condomínio ou empresa, fale com o nosso time pelo WhatsApp. Será um prazer entender a sua realidade e lhe ajudar de imediato.

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A empresa de portaria pode ser uma microempresa?

Todas as vantagens que mencionamos no começo deste texto ao contratar uma empresa de portaria, obviamente, representam um custo arcado pelo condomínio ou empresa, custo esse que se reflete, depois, como benefício na execução dos serviços terceirizados, pois o cliente se livra de potenciais problemas e da necessidade de dedicar tempo para resolver questões das quais a empresa terceirizada cuida.

Porém, o mercado de empresas terceirizadas é bastante competitivo, e, claro, o preço se torna um atributo de peso nessa competição por clientes. A fim, então, de tornar suas propostas mais acessíveis, as empresas de portaria podem lançar mão de estratégias que não são corretas, como aproveitar o regime de enquadramento empresarial de outros serviços, como a limpeza terceirizada, para, por meio dele, também prestar serviços em portaria terceirizada.

Isso acontece porque, na limpeza terceirizada, a empresa pode optar pelo Simples Nacional, um regime que contribui menos com impostos e, portanto, acaba sendo menos custoso, o que culmina em propostas mais acessíveis aos clientes, lá na ponta. Entretanto, essa estratégia não é correta do ponto de vista legal, pois empresas terceirizadas optantes pelo Simples Nacional podem oferecer serviços de vigilância, assim como limpeza terceirizada, mas não podem oferecer portaria terceirizada por meio deste mesmo enquadramento. Note que são serviços diferentes.

Portanto, fique atento, caso você receba de uma empresa de portaria com segurança uma proposta com um valor muito abaixo do mercado, em comparação com os outros fornecedores que você contactou, ou com um valor “barato” demais, pois essas questões podem prejudicar o condomínio ou empresa que contrata fornecedores que prestam serviços de portaria terceirizada fora do que a lei determina. 

Para saber mais sobre como checar a documentação da empresa de portaria com segurança antes da contratação, confira esse check-list que preparamos com tudo que você precisa verificar antes de fechar negócio com qualquer empresa terceirizada.

empresa de portaria

A empresa de portaria precisa ter documentações específicas?

Como já comentamos anteriormente, a empresa de portaria com segurança terceirizada precisa ter documentações que comprovem o seu regime empresarial, mas também precisa ter documentações que atestem a sua lisura com relação às obrigações trabalhistas. 

O mercado de contratação de serviços como limpeza e portaria, infelizmente, sofre de uma grande informalidade, o que leva empresas a admitirem profissionais sem o devido cuidado com a lei trabalhista. Ao contratar uma empresa terceirizada que atue dessa forma, o condomínio ou organização se torna parcialmente responsável pela situação irregular, afinal é dentro do seu espaço que essas pessoas trabalharão. 

Portanto, é fundamental que você cheque com o fornecedor que pretende contratar de empresa de portaria com segurança se ele está em dia com as obrigações trabalhistas, como, por exemplo:

  • Todos os profissionais estão devidamente registrados, conforme determina a CLT?
  • Esse registro é compatível com a função que eles exercem?
  • A empresa de portaria com segurança faz os pagamentos do FGTS corretamente?
  • Se houver a necessidade de pagamento adicionais, como pelo trabalho noturno ou pela insalubridade da função, eles estão sendo feitos regularmente?
  • O horário de trabalho desses profissionais condiz com o que eles executam no seu condomínio ou empresa?

Essas e outras questões precisam ser comprovadas pela empresa de portaria com segurança por meio de documentos que atestem a sua responsabilidade formalmente, do contrário você apenas acreditará na palavra do fornecedor, o que é muito arriscado. Afinal, como já falamos um pouco mais acima, há empresas terceirizadas que buscam estratégias para baratear seus serviços, haja vista a competição acirrada por preço.  

empresa de portaria terceirizada

A empresa de portaria terceirizada lhe oferece garantias?

Como dissemos no começo deste texto, uma das vantagens de contratar empresa de portaria terceirizada é, justamente, ter o apoio de um fornecedor que tem as soluções e garantias que só uma empresa pode oferecer, como disponibilidade de gente, apoio em situações de emergências, processos de qualificação e supervisão muito bem definidos, dentre outros aspectos fundamentais para uma boa portaria terceirizada.

Sendo assim, é esperado que o fornecedor lhe ofereça, na sua proposta comercial, garantias que você não teria contando apenas com uma portaria interna. Provavelmente, a principal dessas garantias seja oferecer uma solução rápida no caso da ausência de funcionários. Quando um porteiro interno se ausenta, por exemplo, a administração do condomínio tem todo um transtorno para substituí-lo e, na maior parte das vezes, acaba não conseguindo fazê-lo de maneira ágil. 

Aqui na De Luca, por exemplo, nós temos um diferencial como empresa de portaria terceirizada de oferecer a substituição de funcionários ausentes no prazo máximo de até 2 horas, pois entendemos como é prejudicial para um condomínio ou empresa passar um dia inteiro sem nenhum profissional em um posto tão importante para a segurança do local.   

E aí, você estava ciente de todas essas questões que tratamos aqui: sobre o regime da empresa de portaria terceirizada, as documentações necessárias e as garantias oferecidas? 

Conte mais para a gente pelo WhatsApp, nós podemos lhe ajudar com outros detalhes importantes em relação à contratação de empresa de portaria com segurança em São Paulo e região.