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Contratar empresa terceirizada: 03 dicas para lidar com a burocracia

Nem tudo é apenas de ordem comercial na contratação de uma empresa terceirizada. Saiba como lidar com a burocracia desse processo.

O processo de contratação de uma empresa terceirizada passa, sobretudo, por questões comerciais, como os diferenciais dos serviços oferecidos em função do preço que está sendo proposto. Muitas vezes, o preço é o grande fator de atenção na contratação de empresas terceirizadas, seja de limpeza ou de portaria com segurança, pois estamos falando de um mercado bastante competitivo nesse aspecto, uma vez que condomínios e empresas buscam, principalmente, reduzir custos em contratações como essas. 

Você pode, inclusive, saber mais sobre como entender o que está por trás do preço que uma empresa terceirizada cobra, lendo um outro post nosso aqui. 

Porém, nem só o preço e outros atributos comerciais são fatores relevantes na contratação de um fornecedor desse tipo. Há questões burocráticas, tão importantes quanto o preço, que também precisam ser verificadas, uma vez que o trabalho da empresa terceirizada de limpeza ou da empresa terceirizada de portaria com segurança envolve o trabalho de um montante de outros profissionais.

Isso quer dizer que, ao contratar uma empresa terceirizada, o seu condomínio ou organização está adquirindo também a responsabilidade pela contratação de uma série de profissionais de limpeza, portaria ou manutenção, profissionais estes que têm seus direitos trabalhistas, sindicatos e benefícios específicos. Pouco se fala sobre isso, mas, embora essas pessoas não sejam contratadas internamente do condomínio ou da organização contratante, estes também têm responsabilidade sobre as suas condições de contratação.

Por isso, neste post daremos algumas dicas para que você avalie se a empresa terceirizada honra com essas questões que, por mais que sejam tidas como “burocracias”, são de suma importância para uma série de pessoas. 

Porém, se você quiser encurtar a conversa e falar diretamente com a nossa equipe sobre as suas dúvidas, é só nos chamar pelo WhatsApp. Será um prazer entender a sua realidade e lhe ajudar de imediato.

contratar empresa terceirizada

01. Verifique a documentação da empresa terceirizada

Uma das formas de verificar que o seu fornecedor em potencial cumpre com as obrigações trabalhistas é exigindo as suas documentações relacionadas às questões de pagamento de benefícios e pagamento de impostos. Esses documentos poderão lhe atestar que as pessoas presentes no seu condomínio ou organização, seja em qual setor for, estão com seus direitos e benefícios em dia. 

Por exemplo, será que os pagamentos do FGTS dos trabalhadores da sua limpeza terceirizada estão sendo feitos? Não espere que uma demissão aconteça para descobrir isso e, caso os pagamentos não tenham sido feitos, ter problemas trabalhistas com o funcionário demitido. Outro exemplo: será que os adicionais noturnos ou de insalubridade (por lidar com produtos de limpeza perigosos, por exemplo) também estão sendo devidamente pagos? Também não é necessário esperar por um processo trabalhista para descobrir isso. 

Em suma, é importante que você peça, na hora da contratação e/ou avaliação de uma proposta da empresa terceirizada, pelo menos os documentos a seguir:

  • Certidão Negativa da Receita Federal
  • Certidão Negativa do FGTS
  • Certidão Negativa Municipal
  • Certidão Negativa Estadual
  • Certidão Negativa de débitos trabalhistas
  • Certidão Negativa de Falência e Concordata
  • Atestado de capacidade financeira
  • Cartão de CNPJ e Contrato social 
empresa terceirizada de limpeza

02. Verifique a relação sindical da empresa terceirizada

Além dos direitos trabalhistas, como os adicionais e o FGTS, há também uma participação essencial que uma empresa terceirizada deve ter: relação com os sindicatos do setor. Seja no caso da limpeza terceirizada ou da portaria com segurança terceirizada, há organizações sindicais que lutam pelos direitos dos trabalhadores dessas funções.

Além disso, esses sindicatos são responsáveis por mobilizações que beneficiam os trabalhadores não só em aspectos trabalhistas, como também em quesitos de qualificação profissional e orientação. No que se refere à qualificação, trata-se de oferecer treinamentos, cursos e outros tipos de ações que visam à melhoria e otimização dos profissionais de limpeza ou portaria com segurança. Já a orientação consiste em oferecer suporte jurídico, administrativo ou de outra ordem para tirar dúvidas ou ajudar com questões complexas que os trabalhadores, por vezes, não conseguem lidar sozinhos. 

No caso das empresas terceirizadas de SP, por exemplo, há o SEAC – Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação no Estado de São Paulo, um núcleo de representatividade do setor fundado em 1959. Há também o SIEMACO – SP – Sindicato Dos Trabalhadores Em Empresas De Prestação De Serviços De Asseio E Conservação E Limpeza Urbana De São Paulo, uma entidade sindical sem fins lucrativos fundada em 1959. Citamos, ainda, o SINDIFÍCIOS – Sindicato dos Trabalhadores em Edifícios e Condomínios de São Paulo, que, desde 1959,  representa zeladores, porteiros, vigias, faxineiros, garagistas, folguistas, manobristas, ascensoristas e demais funcionários da categoria.

O fato de uma empresa terceirizada em SP participar, contribuir ou simplesmente estar em relação com qualquer um dos sindicatos que mencionamos acima, ou ainda de algum outro não mencionado aqui, demonstra uma preocupação desse fornecedor em entender as questões trabalhistas dos profissionais que contrata, algo fundamental para a saúde jurídica e financeira da empresa que o seu condomínio ou organização contratará. 

empresa terceirizada portaria com segurança

03. Verifique os benefícios dos funcionários

Para terminar, recomendamos que você verifique também os benefícios dos funcionários da empresa terceirizada. É importante saber que essa empresa está em dia com as suas documentações legais, bem como participa de sindicatos, mas quais são, especificamente os benefícios que os funcionários recebem? E, ainda em relação aos sindicatos, qual é o dia do dissídio coletivo?

Nessa verificação, não basta apenas saber que esses benefícios existem, pois é preciso entender detalhadamente quais são eles. Para isso, peça ao fornecedor que você pretende contratar uma planilha com cada item detalhado, para você ficar ciente, inclusive, do que compõe o preço da proposta que lhe foi apresentada.

Para saber também o que mais você precisa pedir à empresa terceirizada para entender do que o preço oferecido é composto, veja um check-list completo que preparamos para condomínios e organizações aqui.

E aí, de qual dessas obrigações burocráticas você já estava ciente? Qual é nova para você? Conte para a gente quais são as suas dúvidas, vamos adorar entendê-las e poder lhe ajudar. 
E caso queira conversar com a nossa equipe, chame a gente no WhatsApp.