Entenda o poder da higienização para evitar o alto nível de transmissão do vírus que está adoecendo o mundo.
A disseminação do novo coronavírus é muito rápida. Por isso, é extremamente importante adotar medidas de prevenção para evitar a propagação do Covid-19. E a higienização é a principal arma para combater a ação do vírus.
De acordo com pesquisas internacionais, o tempo de sobrevivência do coronavírus pode chegar até três dias.
Sendo assim, é necessário manter uma rotina de limpeza e desinfecção de locais e objetos que são tocados constantemente. Como por exemplo: mesas, celulares, maçanetas, controles remotos, registros de torneiras, puxadores e interruptores.
Continue lendo o artigo para entender a importância da higienização na prevenção da contaminação cruzada do coronavírus. Acompanhe!
Quando Deve ser Realizada a Higienização?
O ideal é que cada ambiente seja limpo e desinfectado constantemente. Isso ajuda a diminuir o risco de contaminação do coronavírus e outras bactérias e fungos, responsáveis por causar doenças e alergias.
Se na casa houver uma pessoa infectada – ou até mesmo com sintomas -, é recomendável deixá-la somente em um cômodo. Deve-se reservar utensílios para que só ela faça uso.
Independente do tipo de limpeza é necessário desinfectar todos os locais que tiveram contato pelo portador do vírus. Principalmente objetos e áreas de uso coletivo no dia a dia.
Se possível, use luvas descartáveis ou pelo menos luvas que sejam reservadas somente para essa finalidade.
Como Limpar e Desinfectar da Maneira Correta?
Muitos acreditam que a única forma de eliminar vestígios do coronavírus é por meio de produtos químicos apenas.
Porém, para a higienização do ambiente e superfície, um pano úmido com água e sabão (ou detergente) é suficiente.
O processo de desinfecção é responsável por estreitar qualquer brecha de acesso que o vírus possa tentar ao ambiente.
Para desinfectar, o mais recomendado é utilizar álcool a pelo menos 70% ou fazer uma solução de 20 mL de água sanitária por litro de água.
Na falta de luvas para a higienização, é fundamental lavar as mãos após a limpeza das superfícies e objetos.
Mas afinal, Quais Produtos de Limpeza mais Adequados para a Higienização?
A recomendação predominante entre os infectologistas, é manter o uso de álcool gel 70% e a água com sabão para manter a adequada higiene das mãos e do local.
Além de agentes químicos, como cloro e álcool líquido, existem alternativas que se mostram muito eficientes contra o coronavírus. Veja a seguir:
- Água sanitária
- Desinfetantes em geral
- Limpadores multiuso com cloro
- Limpadores multiuso com álcool
- Álcool de limpeza (líquido)
O Álcool e o Sabão Matam o Vírus?
O álcool e o sabão são efetivos para romper a cápsula de gordura protetora do vírus, e destruí-lo na higienização.
A transmissão por superfícies também é possível. Justamente por ser envolvido por uma camada de gordurosa, o vírus acaba não sobrevivendo por muito tempo fora do corpo humano.
Especialistas estimam que o covid-19 dure de seis a 24 horas, dependendo da temperatura e umidade do ambiente e tipo de superfície.
Um estudo da Universidade de Princeton (EUA) aponta que o coronavírus pode sobreviver por até 72 horas em materiais como plástico e metal inoxidável. Já em papelão, pode durar 24 horas.
“Também vale pensar no tempo que a pessoa infectada está no mesmo lugar. Se ficar o dia todo em um quarto, estará colocando novas partículas nos objetos a todo momento. Mas, se apenas passou por um local, deixará uma quantidade menor do vírus ali, que deverá desaparecer em algumas horas”, esclarece a pesquisa.
Dessa forma, não podemos esquecer da higienização pessoal!
Especialistas recomendam o uso de álcool em gel 70% e água e sabão, como as melhores formas de higienizar as mãos.
Proteja Também seu Ambiente de Trabalho!
Boa parte das empresas continuam operando, ainda que em menor escala. Mas isso é motivo o suficiente para colocar radicalizar a higienização dos espaços.
A Organização Mundial da Saúde (OMS), publicou um documento sobre como prevenir o coronavírus e outras infecções no ambiente de trabalho. O intuito é diminuir a propagação do Covid-19 e assegurar a vida humana.
Para evitar diagnósticos positivos para a doença, as empresas devem seguir as recomendações abaixo:
- Manter o ambiente de trabalho limpo e higienizado
- Higienizar objetos de uso comum com álcool líquido 70% e papel toalha
- Incentivar a lavagem completa das mãos pelos funcionários, colaboradores e clientes
- Não cumprimentar as pessoas com aperto de mão, beijo ou abraço;
- Cobrir a boca com a parte de dentro do braço ao tossir e espirrar;
- Promover a higiene respiratória no local de trabalho;
- Incentivar seus funcionários doentes a trabalharem de casa;
- Evitar comer na rua (higienizar as mãos com álcool gel ou sabão antes e depois de pegar a comida);
- Se possível, optar pelo home office.
E Quanto à Higienização de Ônibus, Metrôs, Carros e Aviões?
A orientação dos órgãos oficiais de saúde é clara: evitar aglomerações para reduzir ao máximo a exposição da população ao vírus.
No entanto, instituições e empreendimentos considerados essenciais, ainda não pararam de vez. Trabalhadores informais também precisam lidar com a dura realidade causada pela pandemia.
Ainda que drasticamente reduzida, a movimentação de pessoas nas ruas mantém ônibus, trem, metrô, carros de aplicativos e até aviões circulando normalmente.
O reforço da higienização é realizado para garantir a segurança e bem-estar dos usuários e colaboradores das operadoras de ônibus intermunicipais e companhias aéreas, por exemplo.
Força Tarefa na Higienização de Transportes Públicos em São Paulo
A capital paulista intensificou a limpeza nos terminais de ônibus. A prefeitura determinou que fosse disponibilizado álcool 70 nos espaços públicos e administrativos.
Os banheiros dos terminais devem ser limpos com mais frequência, segundo determinação da Secretaria Municipal de Transporte. Já os motoristas e cobradores devem lavar as mãos a cada viagem realizada.
Para os veículos, deve haver a higienização total. Em especial nos pontos de contato com as mãos dos usuários, bem como no sistema de ar condicionado.
A negligência na limpeza interna e externa dos carros, pode causar sérios riscos ao contágio do novo coronavírus.
Já a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e o Metrô, adotaram medidas de segurança para os profissionais com uma rotina intensa de higienização dos vagões.
As estações que possuem atendimento de primeiros socorros, foi reforçada a exigência do uso de luvas, máscaras e óculos de proteção.
Recomendações aos Passageiros de Transporte Público!
- Evite horários de pico;
- Higienize as mãos assim que sair do ônibus ou trem;
- Cubra a boca com a parte de dentro do braço ao tossir e espirrar;
- Use máscara caso esteja gripado.
Outros Cuidados para uma Higienização Segura e Eficaz
- Utilize água quente em tecidos que aguentam alta temperatura;
- Não chacoalhe roupas e outros tecidos para lavar, para minimizar a dispersão de vírus;
- Lembre-se de limpar e desinfetar cestos de roupas, ou utilize sacos descartáveis para armazenar a roupa suja até lavá-las;
- Não estoque álcool e outros produtos de limpeza. Todos precisam ter condições de se prevenir. Seja cidadão!
Manter uma rotina de higienização é essencial para preservar a saúde humana e ambiental. Em tempos de pandemia, o cuidado com a proteção coletiva redobra.