Seguro de Condomínio é obrigatório, todo síndico sabe, mas quais as coberturas contratar? Você sabe?
As companhias seguradoras oferecem uma gama de coberturas opcionais e adicionais no Seguro de Incêndio do Edifício e existe uma tendência natural de excluir coberturas para “baratear” o Seguro e diminuir o gasto do Condomínio e assim, ficar em paz com os moradores.
Vamos lá, ao rigor da lei, o Seguro de Incêndio e mais uma cobertura já isentaria o sindico dessa obrigatoriedade, mas no dia a dia, o condomínio é exposto a vários outros riscos como: Vendaval, Danos Elétricos, Vidros, Vazamentos, Responsabilidade Cível, Roubo de Bens, Impacto de Veículos etc. , que podem trazer custos inesperados para os condôminos, então cabe ao Sindico, auxiliado por um Corretor de Seguros avaliar, sugerir e identificar quais as melhores coberturas e valores para aquele condomínio, que em eventual sinistro, pode minimizar os prejuízos para todos.
Muito atual e recente no mercado segurador, o Seguro de Responsabilidade Civil Sindico completa essas coberturas dando maior tranquilidade ao síndico em suas atividades diárias, amparando-o contra Atos Danosos, Despesa com Defesa, Responsabilidade Solidária, Extravio e/ou perda de documentos.
Código civil artigo no. 1.348 ” COMPETE AO SINDICO”: item no. IX ” REALIZAR O SEGURO DA EDIFICAÇÃO.” Portanto, o sindico é obrigado a fazer o seguro e não é necessária autorização de assembleia, já que por lei é obrigatório.
Autor:
Vagner Coelho Lemos
Corretor de Seguros
Sócio da Scaramel Corretora de Seguros e Certificado Digital
11 4973.0002
seguros@scaramel.com.br