O que parece ser simples, pode ser mais desafiador do que imagina- Listamos algumas dicas eficazes para o desperdício de água não ser uma realidade no seu negócio.
O recurso natural mais importante para a sobrevivência de todos os seres vivos está pedindo socorro. Cada vez mais têm se levantado campanhas mundiais contra o desperdício de água.
Isso porque, mais de 40% da água tratada no Brasil descem pelo ralo. Essa grave perda é provocada por vazamentos, erros de leitura dos hidrômetros, furtos e outros problemas.
O índice de perdas, estimado em 38,3% e representando um volume de 6,5 bilhões de m3, equivale a mais de 7 mil piscinas olímpicas por dia.
Tais dados mostram a necessidade de urgência quanto à redução de consumo desnecessário dos recursos hídricos em empresas, indústrias, comércios e residências.
Está em dúvida como evitar o desperdício de água no seu negócio? Separamos algumas soluções que mostram-se eficientes para o desenvolvimento sustentável. Vamos lá?
Estudo da ONU prevê escassez mundial diante o gigantesco desperdício de água
O desequilíbrio do meio ambiente é consequência direta dos maus tratos e descuidos humano.
Evitar o desperdício de água é responsabilidade de todos nós. Só assim será possível recuperar a capacidade da natureza em nos fornecer o maior bem do mundo.
Segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), estima-se que até 2030 haverá déficit de 40% de água no mundo. Tendo a indústria como a responsável do aumento da demanda por recursos hídricos em até 400% até 2050.
Preocupante, não é?
A ONU recomenda o consumo de água de 110 litros por habitantes por dia. Estudos apontam que essa média é suficiente para suprir as necessidades básicas de uma pessoa.
Mas não é isso que acontece. De acordo com os dados do Instituto Trata Brasil, o brasileiro consome – em média – cerca de 166,3 litros por diariamente. O que chega a 51% acima do ideal por habitante.
O desperdício de água impacta negativamente não só na questão ambiental, mas também nos custos, lucros e o desempenho geral das empresas.
Partir do entendimento real sobre o uso consciente será muito importante para encarar esse desafio dentro das organizações.
Mas você deve estar se perguntando como implementar soluções que realmente funcionem para evitar a perda de água. Veja a seguir!
Faça o mapeamento do uso da água
Antes mesmo de realizar qualquer investimento, é preciso entender como a água é usada em sua empresa. Essa estratégia consiste em setorizar o consumo para então definir as próximas ações.
Com as informações do perfil de consumo, será possível verificar o que pode ser otimizado e traçar métodos de controle no uso exacerbado.
O mapeamento é uma excelente iniciativa para motivar os colaboradores a adotar práticas simples, como o desligamento de torneiras por exemplo.
Além disso, será viável promover melhorias e acompanhá-las conforme as oportunidades mapeadas neste processo.
Pode ser que sua empresa ainda não esteja passando por nenhum problema com relação ao abastecimento de água, mas é sempre importante ficar de olho e agir de modo consciente.
Substitua os equipamentos
Após mapear os pontos críticos, ficará mais fácil identificar onde investir. Equipamentos e peças são itens que necessitam de reparos e substituições constantes. Sabe por quê?
Válvulas, registros e outros acessórios podem causar vazamentos e perdas absurdas de água, se forem de má qualidade ou nada econômicos.
Mas ainda bem que o mercado oferece opções inteligentes e seguras para evitar o desperdício de água.
As torneiras mais modernas podem reduzir consideravelmente a perda de água em até 75% por meio de sua tecnologia com arejadores.
Vale lembrar que os aparelhos antigos também devem ser examinados, pois sua qualidade e performance podem estar comprometidos devido ao tempo e modo de uso.
Manter a periodicidade da manutenção destes equipamentos também faz toda diferença na hora de poupar o uso desenfreado do líquido.
Invista no tratamento de efluentes
Assim, você estará devolvendo – até em 80% – a água para a natureza. Muitos desconhecem, mas essa prática já faz parte da realidade da maioria dos complexos industriais.
Dessa forma, cumpre-se a obrigação legal de assegurar que os rios e o solo não sejam contaminados. Além é claro, de demonstrar respeito ao meio ambiente.
Outro ponto interessante é que as estações de tratamento podem ser ótimas aliadas para a redução do consumo de água e do seu custo em longo prazo.
O que isso quer dizer? Investir em tecnologias dessa vertente, permite o reaproveitamento da água para outras finalidades.
Promova a recirculação interna da água
A recirculação interna da água possibilita racionalizar o uso da água de modo de que seja aproveitada mais de uma vez em diferentes processos dentro das instalações.
Você sabia que setores industriais, maquinários e empresas automobilísticas reusam mais de 90% da água que consomem?
O método de reutilização pode ser simples ou complexo, o que vai definir é o investimento que a empresa terá disponível e as condições do recurso hídrico para um reaproveitamento saudável.
Um exemplo é o uso da água das pias para a lavagem de garagens e pátios, ou até mesmo regar jardins.
Porém, um modo de maior dificuldade de proporcionar a recirculação interna seria na utilização da água como fluido para o resfriamento de peças, nas operações industriais. Estes por sua vez, demandam alto poder aquisitivo para ser executado.
Otimize a gestão da limpeza
O processo de limpeza pode ser um dos causadores de desperdício de água nas empresas, sendo integrante de uma série de atividades de uma empresa.
Como é o caso da produção de bens manufaturados, da agricultura e a mais conhecida manutenção das instalações, na limpeza geral.
Na essência, o serviço de higienização exige cuidados que podem prevenir o desperdício de água. Isso porque, tudo o que envolve essa atividade deve ser analisado constantemente para direcionar intervenções de melhoria.
Como geralmente ocorre a terceirização da limpeza, as empresas confiam na conscientização do uso da água aplicada pelos prestadores de serviços.
Principalmente no que diz respeito aos materiais utilizados e o preparo dos colaboradores terceirizados, já que utilizar produtos de baixa qualidade pode ocasionar contaminação e exigir mais aplicações para garantir a eficácia da limpeza.
Portanto, escolha um fornecedor confiável e com referência no mercado para evitar esses e outros riscos que resultam na perda de tempo útil e de recursos.
Aposte em fontes alternativas
Grande parte do desperdício de água é resultado de má gestão e falta de recurso. Usar fontes alternativas mostra-se muito eficiente para reduzir o transtorno de abastecimento das concessionárias de saneamento básico, por exemplo.
Essa medida possibilita diminuir também, a utilização da água proveniente dos rios. Ou seja, o principal objetivo é captar a água da chuva.
Está pensando em como fazer isso? A gente pode te ajudar!
Inicialmente, será necessário definir a finalidade do uso desse recurso para usar os tanques da melhor maneira (para tratamento ou não).
O investimento desse mecanismo não é alto e pode gerar muitos benefícios para sua empresa, como a redução de custos.
Conscientize seus colaboradores!
Podemos evitar o desperdício de água de muitas maneiras, mas a conscientização é a mais importante delas.
Através de campanhas internas, você modificará a cultura corporativa de modo a apresentar novos valores às equipes, ligados à racionalização de recursos naturais.
O incentivo pode transformar o entendimento dos colaboradores para o cuidado diário com a água, fazendo com que economizem de forma cautelosa.
Prepare e disponha uma mão de obra qualificada
É fundamental qualificar os profissionais para lidar com o uso consciente da água para sua empresa.
Com certeza, ter uma mão de obra qualificada assegura a efetividade das ações descritas anteriormente. Isso mantém o movimento positivo deste ciclo sustentável dentro e fora do ambiente corporativo.
Viu como é evitar o desperdício de água pode ser imprescindível? Mediante essas ações, você poderá obter resultados expressivos na otimização de processos ou na contratação de prestadores de serviços de confiança e referência no mercado.
Devemos ser intolerantes ao desperdício de água, nossa fonte de vida.
Obrigado pela companhia até aqui, até o próximo conteúdo!