De Luca

Violência contra as Mulheres em condomínios

Durante o período de pandemia os condomínios tiveram agravamento em diversos problemas, sejam financeiros, sejam sociais, sendo que um dos piores problemas apresentados foi a violência contra as mulheres dentro de casa.

Um estudo divulgado pelo (Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 20/04/2020), demonstra que houve um aumento de 44,9% nas denúncias de violência doméstica contra as mulheres no Estado de São Paulo, atingindo cerca de 10.000 denúncias, entre estas, todo o tipo de violência foi relatada, seja violência física, psicológica e até mesmo sexual.

Quando verificamos no âmbito nacional, os números são ainda mais assustadores, sendo apurado que uma em cada quatro mulheres brasileiras, sofreu algum tipo de violência, sendo que deste total, 48,8%* dentro de seu próprio lar.

O problema de violência doméstica é considerado um problema de saúde pública, sendo que toda a sociedade tem o dever de fiscalizar e denunciar estes crimes, e pensando nisto o poder público do Estado de São Paulo sancionou uma lei obrigando aos síndicos e administradores de condomínios residenciais ou comerciais a denunciarem o crime de violência doméstica, mesmo que estes aconteçam dentro das unidades autônomas.

De princípio pode parecer uma responsabilidade muito grande para um síndico esta obrigação, porém temos sim o dever de fazer a nossa parte para coibir estes atos brutais que acontecem dentro dos condomínios onde somos responsáveis, as vítimas por muitas vezes não conseguem denunciar tais agressões, seja por medo, dependência afetiva ou financeira, entre outros.

Vale lembrar que o síndico como responsável legal dos condomínios, deve manter a ordem e os bons costumes dentro do empreendimento, e toda a massa condominial, prestadores de serviços e funcionários, precisam se unir para exterminar este mal de uma vez por todas.

*Fonte reportagem G1 – 07/06/21.

Autores:

Fernando Capo
Síndico Profissional
CEO – Sindiprime Assessoria Condominial
55 11 99149-5755
capofernandosindico@gmail.com

Márcia Franco
Síndica Profissional
Diretora – Sindiprime Assessoria Condominial
55 11 99149-5755