De Luca

Abralimp e Anvisa alertam sobre uso indevido de desinfetantes hospitalares

Uso é proibido em ambientes fora da área da saúde, sendo considerado como uma infração sanitária

A Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicaram, recentemente, um comunicado a respeito do uso indiscriminado de desinfetantes hospitalares fora da área da saúde.

Esse aumento no uso do produto está muito ligado ao combate da transmissão da Covid-19 em locais públicos, como, por exemplo:

  • Academias;
  • Shoppings;
  • Restaurantes;
  • Escolas;
  • Hotéis;
  • Condomínios.

As instituições reforçam que o uso de desinfetantes hospitalares nesses espaços é proibido, conferindo uma infração sanitária para os estabelecimentos e também para os consumidores finais.

Categorias de desinfetantes

Os desinfetantes são categorizados de acordo com a forma em que serão aplicados, levando em consideração o local, itens e o risco de exposição para pessoas que frequentam o espaço.

Uso geral: produtos para limpeza doméstica, industrial e institucional, devem ser aplicados em objetos e superfícies do ambiente.

Uso hospitalar: produtos utilizados exclusivamente em hospitais ou ambientes relacionados à saúde. A aplicação deve ser feita em paredes, pisos, equipamentos e acessórios.

Por serem ambientes com alto risco de contaminação e propensos para o desenvolvimento de infecções, o manuseio e a aplicação de desinfetantes hospitalares devem ser feitos apenas por profissionais capacitados e em locais relacionados à área da saúde, conforme foi reforçado no comunicado.

Por isso, existem desinfetantes que atendem às necessidades de cada ambiente, prezando, sempre, pela saúde e bem-estar dos frequentadores dos locais.

Utilize somente produtos regularizados pela Anvisa, dentro do prazo de validade e respeitando os limites de aplicação.

Realizar uma higienização efetiva e frequente na sua organização é essencial para cuidar da saúde dos seus pacientes, clientes e colaboradores.

Dessa forma, é super importante seguir todos os parâmetros para garantir um uso seguro e adequado dos desinfetantes. 

Fonte: https://abralimp.org.br/noticias-detalhe.asp?id=7447&n=abralimp-e-anvisa-publicam-posicionamento-sobre-o-uso-indiscriminado-de-desinfetantes-hospitalares