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Contratar empresa terceirizada: 06 passos para não errar

Esse é o check-list completo para você acertar ao contratar empresa terceirizada em SP, com 06 dicas fundamentais.

Ao contratar empresa terceirizada em SP, será que o melhor preço basta? Uma pesquisa na internet, dando aquela olhadinha no Google, é suficiente para verificar se o fornecedor é bom? Trocar o fornecedor atual por um mais em conta é o melhor caminho? 

Se você está na busca por uma empresa terceirizada de portaria ou empresa terceirizada de limpeza, certamente já se deparou com as questões acima. Mais do que isso, já deve até ter tomado algumas decisões de contratação para o seu condomínio ou organização pensando dessa forma, o que é bem comum, haja vista que estamos falando de um mercado bastante competitivo e que se guia basicamente pela análise de preços (geralmente, os mais acessíveis). 

Por isso, estamos trazendo, no post de hoje, um check-list que pode lhe ajudar a se orientar por critérios mais técnicos ao contratar empresa terceirizada de limpeza ou empresa terceirizada de portaria, com 06 passos essenciais que vão além de apenas pesquisar na internet e escolher a proposta comercial mais em conta.

Essas dicas vêm da nossa ampla experiência, aqui na De Luca, na negociação com clientes dos mais diversos segmentos de mercado. Agora, se você quiser encurtar a conversa e falar diretamente com os nossos consultores, estamos à disposição para conversar no WhatsApp. Será um prazer entender a realidade específica do seu condomínio ou empresa. 

01. Peça referências da empresa terceirizada

A tão usada pesquisa na internet, de fato, pode ajudar ao contratar empresa terceirizada, sobretudo se você se atentar a referências online mais confiáveis e fidedignas, como as avaliações no Google Meu Negócio, por exemplo.

O fato de o fornecedor potencial ter um perfil de empresa no Google e estar aberto a receber avaliações já é um indício de que existe abertura a demonstrar e atestar a qualidade dos seus serviços. Ao olhar avaliações como essas, busque ir além de apenas olhar a quantidade de estrelas e leia as avaliações, principalmente de quem se dedicou a escrever com mais detalhes. 

No entanto, referências na internet não são tudo, é importante ir além delas. Afinal, ver a avaliação escrita de uma pessoa no perfil do Google não é a mesma coisa que interagir com quem já contratou a empresa terceirizada e, portanto, pode lhe dar mais detalhes sobre a contratação.

Para isso, procure por empresas ou condomínios que tenham um perfil parecido com o seu, em relação a porte (número de pessoas ou tamanho do espaço) e segmento de atuação no mercado.

02. Faça uma visita à empresa terceirizada

Nada como conhecer pessoalmente a empresa terceirizada de portaria ou de limpeza que você pretende contratar. Só o fato de o fornecedor potencial estar disponível para uma visita técnica e lhe receber para conversar já é um indício de que se trata de uma empresa terceirizada possivelmente transparente.

Nessa visita, procure ter um olhar mais técnico sobre o local. Observe, por exemplo, como são as instalações, como a equipe se organiza, de que maneira a empresa terceirizada mantém comunicação com os seus clientes e com os profissionais de limpeza ou portaria que estão trabalhando neles, dentre outros aspectos importantes.

03. Defina claramente as suas expectativas sobre a empresa terceirizada

Um dos grandes empecilhos na boa execução dos serviços contratados, seja de uma empresa terceirizada de limpeza ou de portaria, é a falta de alinhamento entre cliente e fornecedor em relação ao que foi contratado. Muitas vezes, o condomínio ou a organização muda o fornecedor, mas não atualiza o seu escopo de trabalho, e se frustra porque a nova empresa terceirizada não faz o mesmo que a antiga (e por um preço menor).

Além disso, especifique, já na cotação ou negociação com a empresa terceirizada, os detalhes da execução do serviços, como dias, horários, número de funcionários, cumprimento às regras do condomínio ou organização, dentre outros detalhes que certamente impactarão no escopo oferecido pela empresa terceirizada de limpeza ou de portaria, o que, consequentemente, também influencia o preço. 

04. Solicite documentação à empresa terceirizada

É fundamental verificar também a documentação da empresa terceirizada, a fim de atestar que a execução do seu trabalho tem sido idônea. Além, claro, de saber que a empresa realmente existe e está em dia com as suas obrigações legais.

Para isso, deixamos algumas recomendações de quais documentos devem ser solicitados:

  • Certidão Negativa da Receita Federal
  • Certidão Negativa do FGTS
  • Certidão Negativa Municipal
  • Certidão Negativa Estadual
  • Certidão Negativa de débitos trabalhistas
  • Certidão Negativa de Falência e Concordata
  • Atestado de capacidade financeira
  • Cartão de CNPJ e Contrato social 

Note, pelos documentos relacionados acima, que por meio deles você poderá, por exemplo, checar se a empresa terceirizada cumpre com as obrigações trabalhistas dos profissionais que atuarão justamente no seu condomínio ou empresa, o que é essencial quando se trata de contratação de pessoas, sobretudo nos casos de empresa terceirizada de portaria ou limpeza.

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05. Verifique o material utilizado pela empresa terceirizada

Aqui, especificamente em relação à empresa terceirizada de limpeza, é muito importante verificar que tipo de produto e material está sendo utilizado na execução do trabalho. Por exemplo, se são seguros e não tóxicos, e se são ecológicos e não agridem o meio ambiente. Esse detalhe é fundamental para a segurança não só dos próprios profissionais que atuarão na limpeza, como também dos moradores e transeuntes do local. 

Além disso, é importante questionar a empresa terceirizada de limpeza se os profissionais que lidam com esses materiais possuem treinamento para isso e se utilizam os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) necessários para protegê-los no manuseio dos produtos. 

06. Detalhe a proposta comercial da empresa terceirizada

Por fim, nada de receber uma proposta da empresa terceirizada e apenas bater o olho no preço, que fica lá no final do documento de cotação. Procure, ao máximo possível, detalhar a proposta comercial apresentada pela empresa terceirizada de portaria ou de limpeza, não só para você entender a composição do que está pagando, como também para checar se, no valor oferecido, realmente está tudo que é necessário. 

Abaixo, deixamos pelo menos quatro itens que não podem faltar nesse detalhamento:

  • Quadro de funcionários e escala de trabalho;
  • Detalhamento dos benefícios dos funcionários;
  • Especificação de qual é o sindicato dos funcionários e a data do dissídio coletivo;
  • Planilha de custo detalhada (pelo que, afinal, você está pagando?).

Note, inclusive, que os itens acima são fundamentais para você entender que a empresa terceirizada cumpre com as obrigações trabalhistas dos profissionais que estão no seu condomínio ou empresa. 

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Seguindo esse check-list, você já terá um bom caminho para saber como contratar uma empresa terceirizada de limpeza ou segurança com mais assertividade.

Ficou com alguma dúvida? Acredita que a realidade do seu condomínio ou empresa demanda algo que não consta nesse check-list? 
Então, fale conosco pelo WhatsApp, teremos prazer em conhecer a sua realidade e lhe propor o melhor em portaria com segurança terceirizada ou em limpeza terceirizada.